O que fazer para ter fé?

1
1078

Quando era pequeno, lembro-me de certa vez estar na piscina com meu pai. Ele entrou primeiro, e disse: Pule, meu filho, que o papai te segura!

Lembro-me de ter sentido um medo enorme. Afinal, a piscina era funda e eu não sabia nadar. No entanto, mesmo apavorado, pule na água. Como prometido, ele me segurou, e nos divertimos muito.

Sempre me recordo desse exemplo quando falo sobre fé. Convido você a juntos analisarmos uma história bastante interessante.

Uma das pessoas mais importantes na narrativa bíblica é Moisés, que libertou Israel da escravidão do Egito e o conduziu à terra prometida. Por essa razão, Moisés é tido como um exemplo de fé, e de como viver na presença do Senhor.

Mas observe cuidadosamente a passagem abaixo:

“Moisés voltou-se para o ETERNO e perguntou: “ETERNO, por que maltrataste a este povo? Afinal, por que me enviaste? Desde que me dirigi ao faraó para falar em teu nome, ele tem maltratado a este povo, e tu de modo algum libertaste o teu povo! “” (Êxodo 5:22-23)

É bastante nítido que nesse ponto da narrativa Moisés duvidou. E Ele não escondeu suas dúvidas do Senhor, e falou abertamente sobre elas. O Senhor o envia mais uma vez, e isso acontece:

“Moisés declarou isso aos israelitas, mas eles não lhe deram ouvidos, por causa da angústia e da cruel escravidão que sofriam. Então o Senhor ordenou a Moisés: “Vá dizer ao faraó, rei do Egito, que deixe os israelitas saírem do país”. Moisés, porém, disse na presença do Senhor: “Se os israelitas não me dão ouvidos, como me ouvirá o faraó? Ainda mais que não tenho facilidade para falar! ” Mas, o Senhor ordenou a Moisés e a Arão que dissessem aos israelitas e ao faraó, rei do Egito, que tinham ordem para tirar do Egito os israelitas.” (Êxodo 6:9-13)

Diante da frustração, mais uma vez Moisés questiona o Senhor e pergunta porque ele deveria fazer aquilo, se não estava surtindo qualquer efeito.

É bastante nítido que Moisés duvidou, e não duvidou pouco. E mais: Duvidou mesmo com o Senhor falando a ele diretamente, face a face (vide Nm. 12:7)!

Podemos, então, perceber que duvidar não é falta de fé. Como poderia Moisés deixar de se sentir inseguro? Tudo que o Senhor lhe ordenara só tinha dado resultado negativo!

Mas repare na última frase. Apesar de duvidar, Moisés foi e fez o que o Senhor lhe ordenou.

E é muito nítido pelo texto que Moisés o tempo todo duvidou e ficou com medo. Mas, ele foi obediente e fez mesmo assim.

Isso é fé.

Muita gente acaba sofrendo e achando que o Senhor não se agrada dele(a) porque sente medo. Quando, na verdade, sentir medo é absolutamente normal.

Como sempre costumo dizer: Aquilo que você não controla não pode ser cobrado. Você controla como planeja, como alimenta um pensamento, e como age. Mas não como sente.

O Senhor pode te ordenar a levar um guarda-chuva, mas jamais te ordenará a fazer chover.

Moisés teve fé? Sim, teve muita fé. E você também pode ter!

A fé é como fazer dieta. A dieta não significa a ausência da fome. Pelo contrário, provavelmente fazendo dieta você sentirá mais fome do que o normal. A dieta é a escolha de não comer, mesmo quando se sente fome.

Da mesma maneira, quanto mais fé você tiver, mais medo sentirá! Porque a fé é justamente abrir mão do controle da situação e confiar no Senhor. E isso dá muito, mas muito medo!

Moisés era um fugitivo procurado. Ele corria o risco de ser morto pelos guardas de faraó, ou mesmo até linchado pelos egípcios ou pelos próprios filhos de Israel!

Se você se propuser a viver uma vida de fé, fazendo o que o Senhor determina, isto é, o que é justo, reto, íntegro, amoroso e misericordioso, você sentirá muito medo, e em dados momentos até muita raiva e frustração. Porque você estará abrindo mão de controlar como age, para agir em obediência.

Sabe por que ter coragem não é ter fé? Porque fazer algo quando se tem coragem é trivial até para uma criança!

É como dizer: Estou fazendo dieta! De agora em diante, nunca mais como jiló cru!

Se você tem dúvidas, incertezas, medo, ou insegurança, que bom! É sinal de que você é normal e não está escondendo de você mesmo a sua própria humanidade!

E se você, mesmo sentindo essas coisas, busca fazer o que é correto, e busca andar de forma íntegra diante do Criador, então isso prova que você é uma pessoa de fé, como Moisés foi.

E que o Eterno possa te conceder cada vez mais oportunidades para crescer em sua fé.

Facebook Comments