Quando Temos Problemas Demais

6
1546

Se você sente que sua vida tem problemas demais para uma pessoa só, esta mensagem pode ser a resposta que você procura. Observe o texto abaixo:

“Quando chegaram a Mará, não podiam beber as águas de Mará, porque eram amargas; por isso chamou ao lugar Mará. Murmurou o povo contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Então clamou Moisés ao ETERNO; e o ETERNO mostrou-lhe uma árvore; Moisés lançou-a nas águas, e as águas tornaram-se doces. Ali deu-lhes um estatuto e uma ordenança, ali os provou.” (Ex. 15:24,25)

Neste trecho da saída do povo de Israel do cativeiro egípcio, o povo reclamou da falta de água potável e o problema foi resolvido pelo Eterno.

O que é curioso é que, logo em seguida, vemos o seguinte relato:

“Partiram de Elim, e veio toda a congregação dos filhos de Israel ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, no décimo quinto dia do segundo mês depois que saíram do Egito. Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto; Disseram-lhes os filhos de Israel: Oxalá que tivéssemos morrido pela mão do ETERNO na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão a fartar! pois nos trouxestes a este deserto, para matardes à fome a toda esta multidão.” (Êxodo 16:1-3)

A pergunta que fica é: Se o Eterno sabia que eles iriam precisar não apenas de água potável, mas também de alimentos, por que não deu logo tudo o que o povo precisava em Mará? Por que esperar até que o povo fizesse nova murmuração logo em seguida.

A lição é muito clara: A fé é um exercício diário, não algo que deve ser usado para que amontoemos bênçãos que nos deixarão independentes do Criador.

Se o Senhor tivesse dado a eles, de uma vez, tudo o que precisariam para a jornada completa, além deles se esquecerem da fé, também acabariam consumidos pela dificuldade de administrar tudo de uma só vez.

Às vezes, quando estamos diante de problemas demais, é muito fácil perder o foco, porque queremos resolver tudo de uma vez, administrar todas as coisas de imediato.

Nem mesmo Moisés, que falava face a face com o Criador, resolveu todas as adversidades diante dos filhos de Israel de uma só vez. Achar que você vai conseguir fazer isso é quase que endeusar sua própria capacidade individual. Isso só te levará à exaustão e à frustração.

O que, portanto, devemos fazer quando parece que temos problemas demais na vida? Tomemos a lição bíblica: Resolvamos uma coisa de vez.

Siga os seguintes passos simples:

1) Identifique o problema mais imediato e urgente;
2) Entregue-o diante do Criador em oração;
3) Coloque todo o seu foco em resolvê-lo;
4) Só passe para o problema seguinte quando não houver mais o que você possa fazer naquele momento para resolver o problema mais imediato.

Agindo assim, você certamente conseguirá superar suas adversidades. Pode levar mais tempo do que você gostaria, mas é uma forma bastante eficaz. Que o Eterno seja contigo em cada passo e a cada etapa!