Lidando com Pessoas Irritantes

0
1025

Todo mundo conhece alguém que é capaz de tirar as pessoas do sério. Certamente você, no seu convívio diário, precisa lidar com pessoas irritantes.

Muitas vezes, são pessoas inconvenientes, que parecem sempre dizer a coisa errada na hora errado. Ou, ainda pior, são pessoas que alfinetam ou cutucam sempre que têm oportunidade, frequentemente se intrometendo onde não são chamadas.

E, não raro, me chegam perguntas de leitores desesperados, que já não aguentam mais lidar com tais situações.

Considerando que a Bíblia Hebraica é um oásis inesgotável de sabedoria, resolvi compilar algumas dicas bíblicas sobre o que fazer quando se tem que lidar com pessoas que irritantes.

1) Saiba que é Normal se Irritar
Sabe aquele conselho que você recebe de “não ligar” ou “não dar bola”? São totalmente equivocados! Seriam ótimos conselhos, se você tivesse como apertar um botão e deixar de se sentir irritado. Mas não é o que acontece, pois você não controla o que sente, logo são conselhos que só de deixarão frustrado. E entender isso é o primeiro passo.

A própria Bíblia Hebraica é a primeira a admitir que um tolo irrita pra valer, pois diz: “A pedra é pesada e a areia é um fardo, mas a irritação causada pelo insensato é mais pesada do que as duas juntas.” (Pv. 27:3)

2) Busque o Auto-Controle
É muito importante, na hora da raiva, não dar vazão a provocações ou coisas do tipo. Respire fundo e diga para si mesmo que você precisa primeiro processar aquilo, para depois saber como agir.

Lembre-se do que dizem as Escrituras: “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.” (Pv. 29:11). Repare que não é dito que o sábio não se ira, mas sim que ele domina a própria ira.

3) Não Passe Recibo
Felizmente, o conselho de não demonstrar irritação para que o outro não pegue ainda mais no pé funciona de verdade. Por isso, é importante não passar recibo. Procure não dar atenção ao provocador.

Lembre-se do que dizem as Escrituras: “O insensato mostra logo a sua irritação, mas o prudente encobre a afronta.” (Pv. 12:16)

4) Desabafe
O segundo maior erro que se pode cometer ao lidar com uma situação assim é guardar para si a raiva ou irritação. Raiva contida é uma bomba-relógio, que pode explodir num acesso ou, pior, numa enfermidade.

Procure uma pessoa sábia com quem você possa extravasar, falar de seus sentimentos. Se não tiver, fale com o próprio Eterno. Lembre-se que, quando foi traído por amigos, Davi desabafou ao Eterno dizendo: “Desçam eles vivos para a sepultura!” (Sl. 55:15b). (Eu escrevo mais sobre isso aqui)

5) Observe se é Carência
Muitas pessoas irritantes são, na verdade, carentes de atenção e só sabem demonstrar isso negativamente. Se você ignorar as provocações mas procurar dar atenção positiva, seja perguntando sobre o dia ou conversando sobre trivialidades, isso pode atenuar o problema.

É determinação bíblica: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Lv. 19:18b)

6) Planeje suas Palavras
Se você precisar ser mais firme em sua posição, planeje cuidadosamente o que irá dizer. Procure, mais uma vez, alguém sábio com quem você possa discutir essa estratégia.

Novamente, é bom seguir a recomendação bíblica: “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata.” (Pv. 25:11)

Esses são apenas alguns conselhos, mas certamente existem muitos outros. Acima de tudo, é importante manter a cabeça fria e buscar a sabedoria do Eterno a todo momento.

Facebook Comments