O que a Bíblia diz sobre…?

0
1646

A pergunta mais frequente que costumo receber é: O que a Bíblia Hebraica diz sobre…?

Os três pontos são preenchidos pelos mais variados tópicos. Desde adoração até divórcio, de paganismo a política, todos querem saber o que a Bíblia diz sobre um dado tema.

Mas a questão pode ser bem mais complexa do que as pessoas costumam perceber. Para ilustrar isso, veja o versículo abaixo indicado:

“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não ficarás de pé sobre o sangue do teu próximo. Eu sou o ETERNO.” (Levítico 19:16)

Dois mandamentos num único versículo: O primeiro contra a fofoca. O segundo contra ser passivo diante da injustiça.

Existe uma boa razão pela qual esses dois mandamentos são citados juntos: Há situações em que falar com alguém é puramente fazer fofoca. E há outras nas quais é necessário alertar alguém para evitar que a pessoa sofra uma injustiça grave.

Por exemplo: Você não deve sair por aí dizendo que uma pessoa gosta de levar vantagem sobre as demais. Pois, nesse caso, você está cometendo uma difamação. E na maioria das vezes as pessoas difamam por interesses pessoais. Seja porque ganham alguma coisa com isso, ou puramente por orgulho.

Por outro lado, se você sabe que uma pessoa humilde irá ter perdas porque um terceiro está se aproveitando dela, também não é certo ficar calado. Você deve alertar a pessoa, mas muitas vezes nem mesmo precisa entrar no mérito do caráter desse terceiro.

Mas, ao contrário do que possa parecer, este artigo não foi escrito para falar sobre língua.

O objetivo é mostrar que os ensinamentos bíblicos nem sempre são preto-no-branco. As leis podem ser simples de entender, mas frequentemente são complexas para por em prática.

Isso significa que quando você busca entender como agir à luz da Bíblia Hebraica é preciso muito mais do que um versículo isolado. É preciso exercitar a leitura.

Quando a Bíblia Hebraica nos apresenta um mandamento ou mesmo um conselho, devemos nos indagar: Qual o contexto disso? Será que vale para todas as situações indiscriminadamente? Existe algum ensinamento que vai na direção oposta.

Pouquíssimas coisas na Bíblia Hebraica são absolutas. A maioria dos ensinamentos é relativo, pois exige equilíbrio.

Parte do relacionamento com o Criador inclui bastante leitura e reflexão. Pois conhecer a vontade do Altíssimo não depende simplesmente de ler uma passagem isolada.

Facebook Comments