Como Começar um Novo Caminho

4
2423

“E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida.” (Ex. 12:39)

Quando os filhos de Israel foram embarcar numa nova jornada, que levaria a uma vida diferente, eles precisaram sair apressadamente do Egito. Por essa razão, não puderam perder tempo com coisas que os deteriam. O maior exemplo disso são os pães ázimos, porque aguardar que os pães ficassem prontos seria muito difícil.

Para que pudessem viajar, os filhos de Israel precisaram, portanto, fazer algo muito importante: Deixar para trás tudo aquilo que fosse pesado, que fosse atrasá-los. Se tivessem tentado levar coisas demais, jamais teriam chegado à terra da promessa.

Se você deseja começar uma nova jornada, a primeira coisa que precisa fazer é saber o que você não vai levar mais. Não é tarefa fácil, pois muitas coisas tendem a se tornar pesos e atrasar nossas vidas. E essas coisas consomem tempo, energia e esforço de forma que, se não tomar cuidado, você pode ficar estagnado.

Há duas perguntas que você precisa responder, para que sua nova jornada seja bem-sucedida:

1) O QUE EU PRECISO DEIXAR PARA TRÁS?
Houve uma geração dos israelitas que sempre dizia coisas como: “Quem dera tivéssemos morrido por mão do ETERNO na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar!” (Ex. 16:3b) Essa geração jamais veio a entrar na terra.

Não tem jeito. Você precisa deixar alguma coisa para trás, para abrir espaço para coisas novas. Deixe para trás aquilo que é necessário para que você consiga fazer coisas diferentes. Lembre-se: O medo de perder essas coisas será um peso que te impedirá de prosseguir.

2) ONDE DEVO DIZER ‘NÃO’?
Muitas vezes, acabamos sofrendo muito porque não dizemos ‘não’ para certas coisas. Os israelitas precisaram dizer: “Não vou esperar a massa cozinhar!” para que pudessem seguir viagem.

Há pessoas que vão te procurar e, se você não disser ‘não’, irão te sugar. Há situações para as quais, se você não disser ‘não’, irão te arrastar. Ao invés de assumir compromissos para ficar de bem com todo mundo, é preciso dizer ‘não’, respeitando os seus limites.

Até para praticar a justiça há limites, pois limites são saudáveis. E por isso as Escrituras dizem: “Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?” (Ec. 7:16)

Se você quer novidade de vida, lembre-se: Ninguém consegue fazer uma viagem bem-sucedida se não viajar com carga leve. Tentar viajar com uma carga pesada é pedir pra sofrer e se aborrecer.

Por fim, lembre-se do chamado de Abraão. Ele foi chamado a deixar tudo para trás e começar novamente, quando o Eterno disse: “Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” (Gn. 12:1b)