Maldição pega?

3
3054

Recentemente uma pessoa veio me procurar, dizendo: “Desde que fui amaldiçoada por uma vidente, não consigo engravidar. Preciso fazer alguma coisa para me livrar da maldição!”

Essa frase lembra uma pergunta importante: Maldição pega? Isto é, pode mesmo ser que uma pessoa nos amaldiçoando possa nos atingir?

Se todo aquele que nos deseja mal pudesse realmente nos atingir, então todos os políticos e técnicos de futebol do planeta já teriam morrido, pois ninguém mais odiado do que essas figuras.

No livro de Números, capítulos 22 a 24, existe uma história que fala sobre esse tema. Quando os israelitas estavam indo em direção à terra da promessa, Balaque – rei dos moabitas – teve muito medo de que os israelitas pudessem destruí-los.

Ele, então, resolveu contratar uma pessoa, Balaão, para amaldiçoar os israelitas. Por várias vezes, Balaque tentou fazer isso acontecer, oferecendo até grandes riquezas a Balaão. Mas, Balaão não conseguiu fazer absolutamente nada.

Balaão tentou usar até usar de magia (Nm. 24:1) para destruir Israel. Mas, não teve resultado. E numa das vezes em que tentou amaldiçoar, só conseguiu abençoar! Isso deixou Balaque muito irritado:

“Então acendeu-se a ira de Balaque contra Balaão, e, batendo as palmas das mãos, disse: “Eu o chamei para amaldiçoar meus inimigos, mas você já os abençoou três vezes!” (Números 24:10)

Essa história nos serve de lição: Só o Senhor tem poder para abençoar ou amaldiçoar alguém.

E, de fato, a Bíblia nos ensina:

“Eu sou ETERNO, e não há outro; além de mim não há divindade… Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.” (Isaías 45:5-7)

Mas, então, como explicar que algumas pessoas tenham realmente suas vidas afetadas por maldição?

A resposta é mais simples do que parece: Se você acreditar que uma maldição te afeta, isso pode ter um efeito psicológico muito forte. Pode deixar você inseguro, estressado, amedrontado, deprimido etc. e isso sim pode te fazer mal. Nunca devemos desprezar o poder da nossa própria mente de nos sabotar através do medo.

O que fazer, então, quando se está com medo da maldição? Siga os passos abaixo indicados:

1) Entenda que só o Senhor tem poder sobre sua vida: Não há nada nem ninguém que possa te amaldiçoar ou te causar mal sem autorização dEle. Entender intelectualmente não elimina o medo, mas é importante.

2) Aceite que ninguém está livre de ter medo: Aceite que você é um ser humano e que todo mundo pode ter medo, pois o medo é um sentimento e não uma escolha. O Senhor não ficará irritado, nem deixará de te proteger se você tiver medo. Se desejar, leia estes artigos sobre ter dúvida e ter fé.

3) Leia a Bíblia: Nada melhor do que ler as Escrituras para lembrar que o Senhor nos protege de todo o mal. Procure textos tranquilizadores, como por exemplo o Salmo 91, ou algum dos textos citados em nossa página de versículos motivadores.

4) Faça uma oração: Orar ajuda a fortalecer nossa confiança no Senhor. Se desejar, faça a oração abaixo indicada:

“Oh Senhor, maravilhoso és Tu, e meus lábios declaram que não há outro como Tu. Minha vida está em Tuas mãos, e nenhum mal pode me afastar de Ti. Ajuda-me no meu medo e na minha angústia. Rogo-te que anules toda e qualquer palavra ou maldição dita contra mim, e que prevaleça a Tua vontade. Pelo poder da Tua destra eu me liberto hoje de toda e qualquer negatividade, e declaro que minha vida pertence a Ti. Bendito és Tu, Senhor, Criador dos céus e da terra, porque Tu me guardas do mal e me proteges de toda cilada!”

Lembre-se: Só há UM que tem poder sobre sua vida. E você é filho(a) dEle.