Lidando com Escolhas Difíceis

3
2316

Como a vida seria mais fácil se não tivéssemos que tomar decisões difíceis! No entanto, volta e meia, nos vemos nessa situação de fazer uma escolha que pode ter um grande impacto em nossas vidas. Talvez você esteja diante disso agora.

A pergunta que nos fazemos sempre é: Por que o Senhor não revela de uma vez qual a melhor forma de agir, se Ele conhece todas as coisas?

A resposta se resume a uma palavra: Maturidade.

Os planos do Senhor para a humanidade não se resumem ao aqui e agora, mas perduram por toda eternidade. E esses planos demandam que o homem seja capaz de exercer domínio sobre a criação. (Lembre-se de Gn. 1:26)

Todo pai que deseja que o filho amadureça precisa deixá-lo livre para fazer suas escolhas, e aprender com elas. Por mais que muitas vezes seja tentador interferir na vida do filho e escolher por ele. Assim também é com o nosso Pai Eterno.

Isso não significa, porém, que não existam coisas que você possa fazer para te ajudar nas suas decisões. Abaixo, apresento um pequeno roteiro bíblico do que você pode fazer quando estiver diante de dois caminhos:

1) Alinhe com as Escrituras: Algum dos caminhos coloca você em conflito com os desígnios do Criador? Se afirmativo, esse não é um bom caminho.

Lembre-se: “Qual é o homem que teme ao ETERNO? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.” (Sl. 25:12)

2) Aconselhe-se: Faça uso das pessoas que o Senhor colocou na sua vida para te ajudarem a refletir. Especialmente sobre aquilo que você possa não estar vendo.

Tenha isso em mente: “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” (Pv. 11:14)

3) Evite ouvir só o que quer: Cuidado para não conversar apenas com pessoas que você sabe exatamente o que dirão, e que dirão só o que você quer ouvir.

Não se esqueça: “O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” (Pv. 12:15)

4) Ore bastante: Busque do Senhor que Ele esteja na condução de todas as coisas. E que Ele te ajude no processo de decidir.

Lembre-se do que certa vez o Senhor disse ao profeta Jeremias: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jr. 33:3)

5) Não adie nem fique em cima do muro: Não fique parado esperando que o Senhor faça as coisas acontecerem ou elimine seu medo. O Senhor quer pessoas maduras, capazes de conduzir suas vidas. Seja prudente, mas não covarde – no seu íntimo, você sabe a diferença.

Lembre-se ainda: “Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.” (Sl. 115:11)