Voce pode controlar seu destino?

2
1578
Borboleta
Efeito Borboleta

Recentemente assisti um filme, chamado Os Agentes do Destino. Fala sobre um misterioso grupo de pessoas que controla o destino da humanidade através de pequenos atos.

No começo do filme, um agente diz ao outro que é fundamental que ele derrame o café na camisa do personagem principal exatamente às 7h05 da manhã. O que é bastante curioso!

O café na camisa faria com que ele voltasse para casa a fim de trocar de camisa. Essa troca de camisa faria com que ele não pegasse o ônibus que o faria encontrar com uma moça que poderia vir a ser sua esposa.

E tudo isso para que ele pudesse chegar a ser presidente dos EUA e conduzisse a humanidade num caminho de paz. Isso mesmo, a paz na humanidade dependia de um café derramado na camisa de uma pessoa às 7h05 da manhã.

Outro filme que explora bem esse tema é o consagrado Efeito Borboleta. O título se refere a uma lei científica descoberta pelo matemático e meteorologista Edward Norton Lorenz de que até o bater das asas de uma borboleta pode acabar sendo uma das causas de um furacão semanas depois.

Mas, o que tem isso a ver com você ou sua vida espiritual?

Muitos anos atrás, um amigo me mandou uma mensagem dizendo que tinha dado meu número de telefone a um amigo dele, que queria tirar umas dúvidas sobre a fé. Na época, estava atolado de trabalho e cheguei até a ficar chateado com meu amigo por ter dado meu número sem falar comigo. E quando a ligação tocou, quase deixei de atender.

Se meu amigo não tivesse cometido essa leve indiscrição, ou se eu não tivesse atendido o telefone, eu não estaria hoje casado com minha linda esposa. Pois o amigo dele veio a se tornar meu sogro.

Como o universo é complexo, e como nossa vida é delicada. Passamos os dias preocupados com se vamos passar num concurso, receber um aumento, superar uma enfermidade, onde vamos viver nos próximos anos. E tudo pode depende de uma coisa tão simples como quantas colheres de açúcar você colocou no seu café hoje!

É por isso que a Bíblia diz: “Entrega tuas preocupações ao ETERNO, e ele te sustentará; jamais permitirá que o justo venha a cair.” (Salmo 55:22)

Quando dizemos que é importante entregar o destino da vida nas mãos do Senhor, isso não é apenas uma frase bonita para ajudar quem está angustiado. Isso é uma verdade que precisa ser entendida se desejamos viver bem.

Com tantas coisas pequenas que podem afetar até quantos anos você vai viver nesta vida, ou onde estará daqui a 5 anos, de que adianta se preocupar, se você não tem condições de controlar sua vida nem por um segundo?

Na verdade, a famosa frase “entrega tua vida ao Senhor” é apenas maneira de dizer. Sua vida não está nas suas mãos. Você não precisa entregar sua vida ao Senhor, literalmente falando, porque ela já está no controle dEle, quer você queira ou não.

Ou seja, entregar nossas preocupações, como diz o salmista, não é realmente abrir mão do controle. É abrir mão da ilusão do controle. É parar de sofrer, porque você não controla sua vida. O mundo não vai acabar se você deixar de ser controlador. A única coisa que vai acabar é o seu sofrimento.

Você pode controlar suas escolhas. Mas não pode controlar seu destino.

Porém, o justo sabe que pode esperar do Senhor que Ele conhece cada milissegundo da eternidade, e Ele sabe o que é melhor para nós.