Você tem coragem de fazer o Desafio do Tempo?

0
358

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (Salmo 90:12)

Várias passagens bíblicas, como a acima, falam sobre a questão do tempo, muitas vezes gasto com trivialidades (como abordado por Eclesiastes 11 e 12). E o salmista diz que há sabedoria no entendimento acerca do tempo.

Por isso, proponho a você um desafio: Abra o aplicativo do seu Facebook e vá no menu dos tracinhos. Depois, role a tela até “Seu Tempo no Facebook” e veja quanto tempo você gasta, em média, no Facebook por dia.

Depois, vá até o menu das configurações do Android e procure por “Bateria”. Lá você pode ver quantas horas de bateria cada aplicativo consumiu, podendo filtrar por dia ou por semana. A partir daí, procure pelos aplicativos de Redes Sociais, como Facebook, Instagram, e WhatsApp. Eles trarão duas informações: “Ativo e Pano-de-fundo”. A informação que você quer é “Ativo”, pois é quando você está com eles abertos na tela.

Se você não encontrar no seu celular esse recurso, pode tentar instalar um aplicativo que mostre isso, como o YourHand, StayFree, App Usage, entre muitos outros que monitoram e te informam sobre o tempo de uso do celular.

Agora, some tudo e veja quanto tempo, por dia, você gasta com redes sociais. É claro que uma parte desse tempo pode ser com coisas úteis, como dar recados à família. Mas, sejamos sinceros, com certeza mais da metade do tempo é gasto com inutilidades. (Isso quando não é conteúdo que acaba irritando você, o que é assunto para outro texto.)

Diante disso, pause e faça uma reflexão: Quantas vezes você se queixou de falta de tempo? Seja para investir em seu relacionamento com o Eterno, em seu casamento ou em sua própria família? Quantas vezes disse que não conseguia encontrar horário para estudar ou ler coisas mais construtivas?

O tempo gasto nas Redes Sociais é um ótimo indicador de se você realmente não tem tempo, ou se está faltando sabedoria para gastar o tempo que você tem. A vida é curta e pode acabar sendo gasta com coisas que não tem nenhuma importância. E, pior, essas coisas sem importância podem nem ser coisas que estejam te fazendo feliz!

A Bíblia Hebraica é favorável, no próprio livro de Eclesiastes, a gastar tempo com coisas que nos fazem feliz. Mas, mesmo nisso, podemos administrar melhor o nosso tempo e nos tornarmos pessoas mais felizes, menos amarguradas e mais próximas daquilo e daqueles que amamos.

Se você percebeu que administra mal o tempo, o que fazer?

Seria muito bom se existisse fórmula mágica, mas todo hábito requer treinamento e alguma disciplina. Deixe de seguir coisas inúteis, pare de perder tempo com coisas que te aborrecem, cronometre seu tempo e procure incluir no seu cotidiano. Se necessário, saia de grupos, fóruns e outros que te fazem mal, deixando claro que você está revendo seu tempo.

Mas também procure fazer coisas que te dão prazer. Encontre coisas que você gosta de estudar. Procure se aproximar do Eterno através de coisas que você aprecia: Há quem goste mais de estudar, outros de orar, outros de ler ou ouvir mensagens. Encontre aquilo que você faz sem sentir o tempo passar.

O mesmo vale para passar tempo com a família: Procure atividades que são alegres. Evite perder tempo com atividades chatas, procure encontrar gostos e afinidades em comum com as pessoas que ama, encontre novos hobbies, etc.

E, por fim, lembre-se de fazer a mesma oração do salmista: Peça ao Eterno sabedoria para usar melhor o tempo.