Você pratica Bibliomancia?

1
3890

Você provavelmente não joga búzios, nem consulta cartomantes. Mas, talvez você faça algo parecido, sem perceber o quanto isso é perigoso. Estou falando da Bibliomancia.

A história abaixo aconteceu como um amigo. Ele estava bastante deprimido e pensava que talvez o Criador estivesse distante dEle. Desesperado, resolveu abrir a Bíblia num lugar aleatório para obter a resposta do Eterno. Ele orou e disse: “Eterno, por favor fale comigo!”

Em seguida, resolveu abrir sua Bíblia para “obter a resposta”. E abriu na seguinte passagem:

“Portanto, eis que eu tenho estendido a minha mão sobre ti, e te darei por despojo às nações, e te arrancarei dentre os povos, e te destruirei dentre as terras, e acabarei de todo contigo; e saberás que Eu sou o ETERNO.” (Ez. 25:7)

Imediatamente ele ficou em pânico. Terminou de se afundar em depressão, pensando: “Puxa vida, o Eterno me odeia! Ele vai me destruir! Ele disse que vai acabar comigo!!!” Por pouco não fez uma besteira.

Quando lida em seu contexto, a passagem onde ele abriu se refere aos amorreus, um povo inimigo dos israelitas, que estava oprimindo o Reino de Judá.

Bibliomancia, portanto, é a prática de adivinhação usando a Bíblia. Isto é, abre-se a Bíblia em um lugar qualquer, e se lê a passagem como se fosse uma resposta do Eterno para uma dada pergunta.

A Bibliomancia, como qualquer outra prática de adivinhação, é terminantemente proibida: “Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o ETERNO vosso Senhor.” (Levítico 19:31)

Não é por capricho que a adivinhação é proibida pela Bíblia: Ela é uma ferramenta de manipulação de pessoas, e pode ser perigosíssima.

Imagine um casal que vai a uma cartomante e ela diz a eles que não são compatíveis e que deveriam se separar. É fácil perceber como essas coisas podem destruir vidas.

Porém, imagine que um casal busca uma resposta através da Bibliomancia, e dá o azar de cair na passagem em que Abraão diz a Ló: “Aí está a terra inteira diante de você. Vamos nos separar! Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda”.” (Gênesis 13:9)

Já imaginou se o casal resolve achar que isso é resposta pra eles? O perigo é exatamente o mesmo de fazer qualquer tipo de adivinhação.

O Senhor fala conosco através da Bíblia Hebraica? É claro que sim!

Há problema em abrir a Bíblia aleatoriamente e fazer uma leitura quando estamos perdidos? É claro que não!

Mas uma coisa é buscar estudar as Escrituras e encontrar ali justamente um tema que tem relação com o que você está vivendo. Outra coisa, completamente diferente, é tentar manipular a resposta do Eterno.

Ele fala conosco quando Ele deseja se comunicar, e não quando eu acho que Ele tem que me dar uma resposta. Ele é Senhor, e não servo. Devemos sempre entender isso. Em alguns casos, Ele até se cala porque é o melhor para que nós amadureçamos nossa espiritualidade.

Por exemplo, esse amigo aprendeu uma lição valiosa a partir do silêncio do Criador. Ele nunca mais caiu na armadilha da Bibliomancia, e passou a confiar que o Senhor sempre fala conosco no momento certo.

Confie nEle, exercite sua fé e entenda que Ele fala da melhor forma para nós, mas de acordo com os planos dEle, não por intermédio de manipulação da Sua Palavra.