Como ser Bem-Sucedido, à Luz da Bíblia

1
1862

 

Certamente você entrou neste artigo atraído pela chamada do título, buscando uma resposta sobre como ter sucesso na vida. Peço que leia o texto abaixo, pois a resposta será dada no final.

Todo mundo sabe que o maior líder do povo de Israel que já existiu foi Moisés. Foi através dele que a Instrução (Torá) foi dada, transformando Israel de um bando de escravos sem qualquer identidade ou auto-estima numa nação que viria a mudar o mundo.

Agora preste bastante atenção na história abaixo:

“E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo? O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto. Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.” (Êxodo 2:11-15)

Essa foi a primeira tentativa de Moisés de agir como uma espécie de líder sobre Israel. Indignado com os maus tratos sofridos pelo povo, Moisés matou um egípcio que feria um de seus irmãos.

Depois disso, Moisés tentou mesmo se colocar como juiz sobre o povo, tentando afastar a injustiça. Moisés estava muito bem intencionado, mas fracassou de forma tão grande que precisou sair fugido do Egito.

Imagine como Moisés se sentiu! Ele tentou fazer o bem, e mesmo assim fracassou de forma terrível! Por que ele teve que passar por isso?

Afinal, depois disso, Moisés precisou descer ao fundo do poço e perder tudo, antes que pudesse ser chamado para sua missão. Moisés deixou para trás bens, riquezas, amigos, família, tudo o que ele conhecia, para refugiar-se numa terra estrangeira, inimiga do próprio Egito.

Mas, foi justamente isso que capacitou Moisés. Sua estadia em Midiã foi como o fogo que o depurou, para que ele pudesse realizar todo o seu potencial.

Lendo a história de Moisés, recordo-me de uma frase de meu pai:

O sucesso não ensina nada. É nos tropeços que extraímos as lições necessárias para evoluir.

Foi exatamente assim com Moisés. Ele precisou primeiro dos fracassos, para que depois que todas as lições necessárias fossem aprendidas ele pudesse conduzir o povo. Observe:

“Ora o homem Moisés era mui humilde, mais humilde do que todos os homens que havia sobre a face da terra.” (Nm. 12:3)

Compare o texto acima com as primeiras atitudes de Moisés. Levado provavelmente pelo ímpeto da juventude, Moisés provavelmente tinha cabeça quente e não parecia ser nada humildade. As adversidades certamente quebrantaram seu coração, de modo que ele se tornou aquilo que o Eterno queria.

E agora, querido leitor, vamos à pergunta que você se fez: Como ter sucesso na vida, à luz da Bíblia Hebraica?

A resposta é simples, mas também bastante complexa: Tendo a certeza de que você já aprendeu todas as lições que precisava aprender, antes de ser bem-sucedido.

O Eterno te ama. E, como pai amoroso, deseja que você prospere. Mas, também deseja acima de tudo que você aprenda tudo o que precisa aprender, para estar pronto para a prosperidade.

Não seja precipitado em querer que tudo se resolva hoje! Não existem fórmulas mágicas ou orações especiais que garantam o sucesso!

Para que você seja bem-sucedido, você precisa estar atento às lições que o Eterno coloca adiante de ti. Porque quanto tempo você irá levar para aprendê-las e se depurar também depende de você e do seu livre arbítrio diante das escolhas da vida.

Sou ainda da opinião de que muitas lições que aprendemos nesta vida também serão importantes para o papel que desempenharemos no mundo vindouro. Mas, como disse, tudo depende de nós.

Procure, portanto, prestar atenção e sempre se pergunte: O que o Eterno está tentando me ensinar a partir dessa experiência?

Compartilho convosco uma oração que costumo fazer: Eterno, Senhor Onisciente, tudo está em Tuas mãos e sei que muitas de minhas adversidades são lições para meu crescimento e aprimoramento. Dá me discernimento para que possa compreender os teus caminhos e entender o que eu ainda preciso depurar em mim, para que possa alcançar tudo aquilo que me tens reservado. Bendito seja o Teu Santo Nome para todo sempre. Amém!