Combatendo a Ansiedade – Parte I

ansiedade
O que fazer quando se está ansioso?

Alguns dizem que a ansiedade é o mal do século. Mas, como fazer para lidar com ela? Como teólogo e psicanalista, tenho algumas dicas que podem ajudar. Essas dicas serão dividas numa pequena série de dois artigos. Abaixo, as primeiras dicas:

 

1) Entenda que sentimentos são incontroláveis

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe fórmula mágica para deixar de sentir ansiedade. Quando você ouve coisas como “relaxa” ou “não fica ansioso” fica parecendo que existe um botão de desligar para a ansiedade, e não é assim. Tentar controlar o que sente só torna as coisas piores, pois só gera frustração e sentimento de culpa, o que piora a ansiedade.

Existem duas coisas, porém, que podemos fazer: A primeira é escolher o que fazer quando estamos ansiosos. A segunda é tentar reduzir aquilo que gera ansiedade. Vamos abordar algumas dessas coisas.

 

2) Divida sua ansiedade

É importante ter alguém com quem dividir a ansiedade. Precisa ser uma pessoa de sua confiança, seja um amigo, um parente ou mesmo um terapeuta.

A Bíblia diz: “A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.” (Pv. 12:25)

 

3) Entregue-a ao Eterno

Mesmo que você já tenha a certeza de que o Eterno cuida de você, faça uma oração, de preferência em voz audível (para você mesmo ouvir), e cite uma por uma as coisas que você gostaria que o Eterno cuidasse para você. Entregue sua ansiedade a Ele, conforme diz a Escritura:

“Entrega tuas preocupações ao ETERNO, e Ele te sustentará; jamais permitirá que o justo venha a cair.” (Sl. 55:22)

 

4) Busque a Resposta

Não tente fazer tudo sozinho(a). Muitas vezes, esquecemo-nos de buscar dEle a resposta. Medite nas Escrituras e procure a resposta em oração, mesmo quando ela parecer óbvia. Ou mesmo quando tudo parece não ter saída.

Lembre-se: “Confia no ETERNO de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-O em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Pv. 3:5,6)

 

5) Não seja Controlador

Pessoas muito controladoras, que não confiam em ninguém além delas mesmas para fazer o que precisa ser feito, são o alvo mais fácil para a ansiedade. Aprenda a dividir tarefas e responsabilidades. Como? Praticando! Cobre-se para sempre delegar responsabilidades e tarefas. Se estiver na dúvida sobre o que deve delegar, consulte alguém de sua confiança.

Até Moisés foi advertido quanto a isso pelo seu sogro: “Esta tarefa te é pesada demais. Não podes executá-la sozinho.” (Ex. 18:18b)

Facebook Comments